A Imprensa Nacional (INACEP) foi autorizada pelo Governo Ilegítimo de transição a emitir passaportes biométricos no país. O anúncio consta no comunicado da última reunião do Conselho de Ministros, realizado a 9 de Agosto. «O colectivo governamental apreciou o parecer Técnico da Comissão Interministerial sobre a feitura de passaportes biométricos na e pela INACEP, tendo concluído tratar-se de uma soberana oportunidade sugestível de garantir ao país e pleno controlo pelas autoridades nacionais da contenção e emissão com segurança e fiabilidade dos seus documentos», lê-se no documento.
Integram a Comissão Interministerial os representantes dos Ministérios do Interior, Justiça, Finanças, Função Publica e dos Negócios Estrangeiros, que foram instruídos no sentido de apresentar um projecto de Decreto-Lei, que vai regulamentar os trabalhos de feitura de passaportes pela INACEP.
Contactada uma fonte da INACEP, garantiu que a instituição está em condições técnicas para a execução deste trabalho, cuja data se prevê ter início em Outubro.
Nos últimos anos os passaportes da Guiné-Bissau eram emitidos nos estrangeiros, originando várias críticas relativamente à forma como os eram concebidos.
Fonte: Novas da Guiné Bissau
Nenhum comentário:
Postar um comentário