O presidente deposto da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, encontrou-se nas Nações Unidas com o seu sucessor, nomeado após o golpe militar de Abril de 2012, Serifo Nhamadjo, iniciando um processo de diálogo entre ambas as partes, disse domingo à Lusa fonte diplomática. "Foi primeiro encontro de criação de confiança, um mero encontro simbólico", afirmou o embaixador guineense junto da ONU, João Soares da Gama.
Para o presidente deposto Raimundo Pereira e para o seu sucessor Serifo Nhamadjo, o encontro foi uma forma de "apenas demonstrar que de facto há boa vontade no sentido de se enveredar por via negocial para solução da crise na Guiné". No final do encontro, organizado pelo diplomata guineense, ambas as partes encarregaram os seus ministros dos Negócios Estrangeiros de continuar as discussões.
A preparação do encontro envolveu o Departamento de Assuntos Políticos do Secretariado da ONU, a missão de Moçambique, que preside à CPLP, e ainda a União Africana. Foi o culminar de uma semana diplomática intensa na ONU, em que na sexta-feira, após queixa da Comunidade Económica do Dsenvolvimento dos Estados da África do Oeste (CEDEAO, o presidente deposto Raimundo Pereira viu suspensa a sua intervenção. O objectivo do processo de diálogo, diz Soares da Gama, é iniciar conversações formais, para já identificando os pontos de divergência entre as partes, que serão analisados caso a caso.
FONTE: Novas da Guiné Bisau
Nenhum comentário:
Postar um comentário