Pai das independências da Guiné e Cabo Verde. O fórum internacional para assinalar o 40º aniversário da morte de Amílcar Cabral, o “pai” das independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, a 20 de Janeiro de 1973, em Conakry (Guiné), encerra hoje na cidade da Praia.
Ao longo de três dias, conferencistas de Angola, Portugal, Canadá, Cuba, Itália e Finlândia, bem como de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, participaram em debates sobre o “pensamento e a obra” de Amílcar Cabral e questões relativas à agenda nacional e internacional relacionadas com a educação, cultura, economia e política.
O fórum, organizado pela Fundação Amílcar Cabral, sob o lema “Por Cabral Sempre”, decorre em torno de três grandes temas: “O pensamento de Amílcar Cabral na perspetiva contemporânea”; “Cabo Verde - Os caminhos do futuro, desafios e perspectivas” e “Questões do mundo global - integração e interdependências”.
Além desta iniciativa da fundação, presidida pelo ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires, estão igualmente previstos outros eventos destinados a assinalar em Cabo Verde o dia da morte de Amílcar Cabral e, em Setembro próximo, os 90 anos do nascimento do líder histórico do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
FONTE: Novas da Guiné Bissau
Nenhum comentário:
Postar um comentário