O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, parte hoje para Nova Iorque para participar nas reuniões de alto nível sobre a Guiné-Bissau. No dia 18 de Novembro, Miguel Trovoada participará em reuniões separadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Bissau (GIC-GB), para debater a situação do país.
O GIC-GB foi criado em 2006, à margem da 61ª sessão da Assembleia Geral, por iniciativa conjunta da Comunidade dos Países de Língua Português (CPLP), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Portugal. O GIC-GB serve como plataforma para coordenar e harmonizar as intervenções dos parceiros da Guiné-Bissau, com o duplo objectivo de alcançar a estabilidade política e a recuperação económica. Até à data, realizou nove reuniões: a última ocorreu em 07 de Junho de 2012, em Abidjan (Costa do Marfim).
Os membros do GIC-GB são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gâmbia, Gana, Guiné, Níger, Nigéria, Portugal, Senegal, bem como a Organização das Nações Unidas (ONU), União Africana (UA), União Europeia (UE), CPLP, CEDEAO, União Económica e Monetária Oeste Africano (UEMOA), Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI). O GIC-GB é actualmente co-presidida pela CPLP e CEDEAO, representadas respectivamente por Timor Leste e Gana.
FONTE: www.gbissau.com (UNIOGBIS, 12 de Novembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário