Bambadinca, com 6500 habitantes, vai ser a partir de hoje a primeira povoação da Guiné-Bissau a usufruir de energia renovável produzida por uma central fotovoltaica híbrida, 24 horas por dia, anunciaram as entidades promotoras do INVESTIMENTO.
Graças à central fotovoltaica, na povoação de Bambadinca, vai ser possível a utilização de eletrodomésticos. Bambadinca, com 6500 habitantes, vai ser a partir de hoje a primeira povoação da Guiné-Bissau a usufruir de energia renovável produzida por uma central fotovoltaica híbrida, 24 horas por dia, anunciaram as entidades promotoras do INVESTIMENTO.
São 1248 painéis solares que mudaram a paisagem rural de Bambadinca e que agora prometem mudar a vida dentro de casa, porque vai ser possível usar eletrodomésticos. As ruas também vão ser diferentes, graças à iluminação pública durante a noite. A central conta com 216 baterias para "guardar" a energia solar convertida em eletricidade e é híbrida porque há ainda três geradores a gasóleo, para garantir fontes de abastecimento alternativo e distribuição de energia em permanência.
A inauguração está marcada para hoje, mas o fornecimento de energia, em regime de testes, começou em novembro para cerca de 100 clientes.
Fonte: DN Globo (www.dn.pt)
Nenhum comentário:
Postar um comentário