quarta-feira, 31 de outubro de 2012

História da Igreja Cristã: A Reforma Protestante

Hoje se comemora a reforma protestante. O monge alemão depois de uma experiencia transformadora lendo livro de Apostolo Paulo aos crentes em roma, afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses (em 31 de outubro de 1517) que criticavam vários pontos da doutrina católica. Convocada pelo imperador Carlos V. Em 16 de abril de 1521 a desmentir, Lutero não defendeu suas teses como mostrou a necessidade da reforma da Igreja Católica.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

Os cinco pontos da doutrina formam o coração da Reforma Protestante, e era por estas cinco doutrinas bíblicas essenciais que os reformadores protestantes afirmariam sua opinião contra a Igreja Católica Romana, resistindo às exigências a eles feitas para que voltassem atrás em seus ensinamentos, mesmo até ao ponto de morrer. Estas cinco doutrinas essenciais da Reforma Protestante são:

Sola Scriptura, somente a Escritura: afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de fé e prática.
2º Sola Gratia, somente a graça (salvação somente pela graça): afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça. 
3º Sola Fide, somente a fé (salvação somente pela fé): afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa somente de Cristo. 
4º Solus Christus – somente Cristo: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai. 
5º Soli Deo Gloria, glória somente a Deus: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória.

E ainda citamos: SACERDÓCIO DE TODOS OS CRENTES E O LIVRE INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS . 

Tomara que as nossas igrejas lembrem desses princípios todos os dias e o apliquem. 

TENHO DITO
N´na Ordidja



Nenhum comentário:

Postar um comentário