quarta-feira, 19 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU: Ban Ki-moon tem encontro agendado com Domingos Simões Pereira e Cipriano Cassamá

O Secretário-geral das Nações Unidas vai receber, esta quarta-feira em audiência, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira. De acordo com uma nota do gabinete da comunicação da ONU, para além do chefe do governo guineense, estará no encontro com Ban Ki-moon, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.
Esta audiência entre o Secretário-geral e as autoridades guineenses em Nova Iorque ocorre um dia depois de o Conselho da Segurança ter recebido uma carta de Ki-moon sobre a presente situação militar, política, económica e social da Guiné-Bissau. Ontem, terça-feira, o Secretário-geral das Nações Unidas recomendou ao Conselho de Segurança da ONU o prolongamento da missão desta organização internacional na Guiné-Bissau para mais um período de três meses, ou seja, até 28 de Fevereiro de 2015.
A recomendação de Ban Ki-moon consta de uma carta dirigida ao Presidente do Conselho da Segurança da ONU e que data de 11 de Novembro deste ano. Nessa mesma carta, Ban Ki-moon disse ser necessário um período de três meses para a conclusão de uma “revisão compreensiva” do mandato da UNIOGBIS na Guiné-Bissau. A ONU pretende avaliar, sobretudo, “se o seu mandato vai ao encontro com as prioridades identificadas pelo novo Governo” ou se “serão precisos mais ajustamentos” do gabinete da ONU no país.
Para o efeito, o Secretário-geral da ONU disse ter enviado uma missão “multidisciplinar de avaliação estratégica” à Guiné-Bissau, entre os dias 3 a 14 de Novembro. As conclusões e recomendações desta missão serão incluídas no relatório de Ban Ki-moon para o Conselho de Segurança, em Janeiro de 2015. E ainda esta quarta-feira terá também lugar nas Nações Unidas, entre outras reuniões “informais”, um encontro do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Bissau, com as participações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
A Guiné-Bissau encontra-se numa fase de preparação da sua mesa redonda com os parceiros e outros doadores internacionais a ter lugar em Fevereiro de 2015, na capital da União Europeia, Bruxelas.
FONTE: www.gbissau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário