domingo, 9 de novembro de 2014

Guiné-Bissau: UE apoia o Governo com 20 milhões de euros

Bissau - A União Europeia (UE) outorgou 20 milhões de euros ao Governo da Guiné-Bissau para apoio orçamental.

O protocolo foi assinado esta quarta-feira, 29 de Outubro, pelo Ministro da Economia e Finanças e pelo Chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, respectivamente Geraldo Martins e Joaquim Gonzalez Ducay.

Dos 20 milhões de euros a serem desbloqueados, dez milhões serão libertados ainda neste ano fiscal, e os restantes dez milhões ficarão à disposição do Governo no próximo ano financeiro.
Os fundos serão usados para apoiar os serviços básicos à população, sobretudo na área da saúde, educação, agricultura e da administração pública.

Falando no acto, Geraldo Martins afirmou que este apoio orçamental de 20 milhões de euros virá colmatar o défice orçamental para 2014, tendo assegurado que o Governo tudo fará para que a gestão das finanças públicas e a disciplina orçamental, que são importante factores de confiança e transparência neste processo, possam ser respeitados e implementados.

«Queremos dizer que algumas medidas estão já a ser tomadas nesse sentido. Uma delas é a criação de comité operativo de tesouraria, que vai preparar e validar planos de tesouraria em relação aos pagamentos a serem efectuados regularmente, e estamos também a criar um comité de alto nível de tesouraria que vai supervisionar o funcionamento do comité operativo de tesouraria» disse, salientando que estas medidas vão ajudar a mostrar maior clareza e maior transparência na gestão das finanças públicas.

Geraldo Martins anunciou ainda que o seu Ministério está já lançado na preparação do Orçamento Geral do Estado para 2015, que estará pronto até 25 de Novembro para ser submetido à ANP, que prevê o seu agendamento e a sua discussão a partir de 12 de Dezembro, tendo afirmado que espera que esta assinatura represente o primeiro passo de uma contínua cooperação com a União Europeia, que possa reforçar-se a bem da Guiné-Bissau e do povo guineense.

Para o chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, o acordo visa incrementar a capacidade financeira do Governo para assegurar as funções vitais do Estado e a prestação de serviços básicos a populações nas áreas da saúde, educação, agricultura e administração pública, tendo garantido que o desembolso da primeira parcela de dez milhões de euros está prevista para o final de Novembro, seguido de uma segunda parcela que será paga no primeiro semestre de 2015.

Tiago Seide
(c) PNN Portuguese News Network
Bissaudigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário