segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Guiné Bissau: TACIANA DEIXA ARENA DE JUDÔ EM 2016 E QUER TREINAR A SELEÇÃO

Judoca nacional, Taciana Lima Baldé
A judoca nacional, Taciana Rezende de Lima Baldé, revelou numa entrevista exclusiva a’O Democrata que o seu maior sonho é de desenvolver um projecto de judo escolar na Guiné-Bissau com o apoio da Federação Internacional (FIJ) da modalidade que já ajudou alguns países.
A FIJ já disponibilizou apoios de género para criação de escolas que vão educar crianças, ensiná-las sobre o desporto, em especial a modalidade de Judô. A judoca avançou ao nosso jornal que pretende pendurar a sua “Kimono”, roupa que profissionais de judo usam na arena para os combates, depois dos jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro para de seguida assumir os comandos da selecção nacional de judô.
Taciana Baldé arrecadou nove títulos apenas neste ano de 2014. O último Ouro foi conquistado no Campeonato africano de Judô realizado nas Ilhas Maurícias, quando defendeu com êxito o seu título de campeã de 2013 em Maputo (Moçambique).  Esta última vitória fez da Taciana a bicampeã africana, primeira classificada no ranking africano e sexta colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.
Além do título de campeã africana, Baldé foi bronzeada na grand slam de Abu Dhabi – Emirados Árabes, Grand Slam Tyumen, Rússia e Grand prix Zagreb, Croácia. Foi medalha de bronze na Grand prix Samsung, Turquia e European Open Varsóvia, Polónia, medalha de prata na European open em Roma, Itália e foi a medalha de ouro nos jogos da lusofonia em Goa, Índia. A atleta sublinhou que o ano 2014 foi a melhor em toda a sua carreira de judoca...
FONTE: O Democrata GB
Por: Sene Camará

Nenhum comentário:

Postar um comentário