sábado, 29 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU: Decreto Presidencial – Exoneração do Ministro da Administração Interna

Botche Candé, ministro da Administração Interna da Guiné-Bissau
O Presidente da República da Guiné-Bissau formalizou a exoneração, esta sexta-feira, do ministro da Administração Interna através de um decreto presidencial. O decreto de José Mário Vaz tornado público hoje, dá conta de um pedido de demissão de Botche Candé que, entretanto, fora aceite pelo primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira.
O cargo de Botche Candé vai ser interinamente assumido pelo secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca. Botche Candé é a primeira figura do actual governo de Domingos Simões Pereira a pedir a sua demissão. O Governo saído das últimas eleições legislativas está em funções deste 4 de Julho deste ano e tinha dezasseis ministros e quinze secretários de Estado, entre os quais seis mulheres.
Ainda não se conhecem as razões do pedido de demissão de Botche Candé.
FONTE: www.gbissau.com

terça-feira, 25 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU: UE financia com 620 mil euros luta contra o crime transnacional

A União Europeia (UE) vai financiar com 620 mil euros um projeto de luta contra o crime transnacional na Guiné-Bissau, em particular "contra o tráfico de droga e de pessoas", anunciou hoje a delegação da organização.


O projeto Eutranscrim "terá início no primeiro semestre de 2015, após a aprovação pelo Ministério da Justiça da Guiné-Bissau, com duração de 18 meses e será implementado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC, siga inglesa)", refere a UE em comunicado. A iniciativa prevê a constituição de uma Unidade de luta contra o Crime Transnacional (UCT).

Esta unidade será formada por elementos da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e das diferentes autoridades policiais da Guiné-Bissau, incluindo a Polícia Judiciária, a Polícia de Ordem Pública, a Guarda Nacional, a Guarda Fiscal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.O governo da Guiné-Bissau doou na quarta-feira o antigo edifício do serviço de apostas Totobola Nacional para servir de sede à UCT.

O imóvel na zona central da capital, nas proximidades do palácio da Presidência da República, está em ruínas, mas será recuperado no âmbito do financiamento.
O embaixador da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau, Joaquim Ducay, citado pela Agência de Notícias da Guiné (ANG), salientou na ocasião que o governo desbloqueou o espaço "em 24 horas". "Isso realmente mostra a vontade política clara do executivo em colaborar com a comunidade internacional na luta contra o crime transnacional", referiu.

O embaixador da UE acredita que "o Eutranscrim vai aumentar a capacidade do sistema de justiça criminal guineense para investigar os criminosos, e reforçar laços entre os órgãos da justiça criminal dos países da sub-região".O secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca, sublinhou a importância do projeto, tendo em conta que o combate ao crime organizado é uma "prioridade" do governo este ano eleito.

FONTE: Novas da Guiné Bissau

sábado, 22 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU:Brasil «não condiciona» a sua cooperação com os outros países

O Director da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Fernando José Marroni de Abreu, disse que o seu país não condiciona a sua cooperação com os outros países.
«Nós não impomos nenhuma condição à nossa cooperação, contrariamente ao que acontece com outros países que exigem benefícios comerciais e concessões económicas. Não operamos nesse modelo», disse José Marroni de Abreu.

Falando durante a cerimónia da inauguração do Centro de Formação das Forças de Segurança da Guiné-Bissau, em João Landim, sector de Safim, região de Biombo, norte do país, o diplomata brasileiro sublinhou ainda que o seu país trabalha em termos de cooperação na formação e transmissão de experiência, apoiando os países terceiros, respeitando a soberania deste país.

«Respeitamos plenamente a soberania dos nossos parceiros, não obrigamos a que adoptem políticas específicas nas áreas de direitos humanos, boa governação, boa transparência, e entendemos que estes temas devem ser discutidos em fóruns e lugares próprios onde todos estão representados», referiu.

Impaciente com as exigências do mundo ocidental para com os países em via de desenvolvimento, o embaixador brasileiro disse abertamente que em todos os países do mundo existem problemas sobre os direitos humanos.

«Todos os países sem excepção têm problemas sobre a violação dos direitos humanos, em que uns são mais e outros menos, portanto estes assuntos devem ser tratados junto do Conselho de Segurança de Direitos Humanos com os mesmos princípios», defendeu.

Na cerimónia em que estiveram presentes o embaixador de Portugal e outros diplomatas acreditados em Bissau, José Marroni de Abreu disse, depois de longos tempos, sentir-se satisfeito no regresso do Brasil à Guiné-Bissau, nesta nova fase política, e retomar a sua plena cooperação com o país.

Em termos de perspectivas, o Director da Agência Brasileira de Cooperação anunciou ainda para esta semana a inauguração de mais uma escola no Bairro de São Paulo, arredores de Bissau, tendo anunciado que as primeiras aulas no Centro de Formação das Forças de Segurança vão ter início a partir de Dezembro.

A cerimónia de inauguração do centro foi presidida pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Baciro Dja, na presença da ministra da Justiça, Carmelita Pires, e do Secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca, bem como de vários membros do Governo.
(c) PNN Portuguese News Network

FONTE: Bissau Digital

GUINÉ BISSAU: “País que não acredita na criança e na juventude é um país sem futuro” – Diz o Presidente da República

O Presidente José Mário Vaz afirmou esta semana, ao presidir a celebração dos 25 anos da Convenção dos Direitos da Criança no Palácio da República, em Bissau, que um país que não acredita na criança e na juventude é um país sem futuro. A cerimónia comemorativa culminou com a entrega de uma proposta de agenda nacional para a criança guineense.
Ainda, de acordo com o PR, é urgente e fundamental que o país consiga aproveitar esta nova fase do seu percurso para criar condições que permitam a resolução de problemas que afetam o desenvolvimento integral e da juventude. O vice-presidente da ANP, Inácio Correia, garantiu que o Parlamento guineense não irá poupar esforços no sentido de implementação desta agenda da criança guineense.
O representante residente da UNICEF para o país, Abubacar Sultan, disse estar satisfeito por presenciar a reafirmação de um compromisso eleitoral.
FONTE: www.gbissau.com

Guiné-Bissau: Prospeção de petróleo leva a novo levantamento

Polarcus, Empresa da prospeção do petróleo
A prospeção de petróleo vai levar a empresa de serviços geofísicos marinhos Polarcus a fazer um “novo levantamento” do fundo do mar ao largo da Guiné-Bissau, anunciou a firma em comunicado.
“Em resposta ao crescente interesse da indústria, a Polarcus garantiu verbas para realizar um novo levantamento 3D (a três dimensões) ao largo   da Guiné-Bissau, para diferentes clientes”, disse a empresa, que tem sede no Dubai, acrescentando que os resultados deverão estar disponíveis em meados de 2015. A firma revela que o trabalho terá início ainda este ano, utilizando o navio sísmico Polarcus –  Classe A, e está previsto durar cerca de 75 dias.
O comunicado adianta que o novo levantamento 3D, de alta densidade, vai abranger uma área de aproximadamente 2.300 quilómetros quadrados. Com a operação, aPolarcus prevê expandir para cerca de 8.300 quilómetros quadrados a base de dados que disponibiliza para vários clientes sobre a bacia oceânica da Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau.
FONTE: www.gbissau.com

GUINÉ BISSAU: Guiné-Bissau quer CPLP, UA e UE na força de estabilização

As autoridades da Guiné-Bissau querem que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a União Africana (UA) e a União Europeia (UE) integrem a força de estabilização estacionada no país, anunciou esta quinta-feira o governo. O pedido foi feito por uma comitiva guineense liderada pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, que se reuniu com representantes das Nações Unidas e outros parceiros internacionais entre 16 e 20 de novembro, em Nova Iorque. Lusa

www. Ditadura do Consenso

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU: UE apoia luta contra crime transnacional


A União Europeia (UE) vai financiar com 620 mil euros um projeto de luta contra o crime transnacional na Guiné-Bissau, em particular "contra o tráfico de droga e de pessoas", anunciou a delegação da organização.

O projeto Eutranscrim "terá início no primeiro semestre de 2015, após a aprovação pelo Ministério da Justiça da Guiné-Bissau, com duração de 18 meses e será implementado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC, siga inglesa)", refere a UE em comunicado. Lusa


FONTE: Ditadura do Consenso

GUINÉ-BISSAU: PETRÓLEO: Polarcus faz novo levantamento


O "interesse da indústria" ligada à prospeção de petróleo vai levar a empresa de serviços geofísicos marinhos Polarcus a fazer um "novo levantamento" do fundo do mar ao largo da Guiné-Bissau, anunciou a firma em comunicado.

"Em resposta ao crescente interesse da indústria, a Polarcus garantiu verbas para realizar um novo levantamento 3D (a três dimensões) ao largo da Guiné-Bissau, para diferentes clientes", declarou a empresa, que tem sede no Dubai. Lusa


FONTE: Ditadura do Consenso

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU: Presidente José Mário Vaz visita paióis

O Presidente José Mário Vaz inteirou-se esta quarta-feira do estado dos paióis nos quartéis da Brigada Mecanizada de Brá e da Base Aérea de Bissau, refere um comunicado da Presidência da República enviado à ANG. O comunicado não faz nenhuma referência ao estado em que se encontram os dois paióis.
O Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas foi acompanhado nesta sua primeira visita às instalações militares pelo ministro da Administração Interna, Botché Candé, e pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Biagué Na Ntan, conclui o documento.
FONTE: www.gbissau.com

Brasil inaugura centro de formação para forças de segurança em Safim (Guiné Bissau)

O diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Fernando de Abreu, inaugurou hoje em Safim, arredores de Bissau, um centro de formação para as forças de segurança pública do país, anunciou a organização.O centro, cujo projeto foi adiado desde Abril de 2012, resulta da cooperação entre os governos do Brasil, Guiné-Bissau e o escritório das Nações Unidas para Combate à Droga e Crime (UNODC).
As instalações do antigo hotel João Landim, a 20 quilómetros de Bissau, foram disponibilizadas à cooperação brasileira pelo Estado guineense e chegaram a estar prontas para funcionar no final de 2011, num investimento avaliado na altura em 2,2 milhões de euros.
O centro vai formar e treinar forças policiais e de segurança pública da Guiné-Bissau, sendo o programa de trabalhos executado pela Polícia Federal do Brasil e pelos ministérios da Administração e da Justiça da Guiné-Bissau, com assessoria técnica da UNODC.
FONTE: www.gbissau.com

GUINÉ BISSAU: Ban Ki-moon tem encontro agendado com Domingos Simões Pereira e Cipriano Cassamá

O Secretário-geral das Nações Unidas vai receber, esta quarta-feira em audiência, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira. De acordo com uma nota do gabinete da comunicação da ONU, para além do chefe do governo guineense, estará no encontro com Ban Ki-moon, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá.
Esta audiência entre o Secretário-geral e as autoridades guineenses em Nova Iorque ocorre um dia depois de o Conselho da Segurança ter recebido uma carta de Ki-moon sobre a presente situação militar, política, económica e social da Guiné-Bissau. Ontem, terça-feira, o Secretário-geral das Nações Unidas recomendou ao Conselho de Segurança da ONU o prolongamento da missão desta organização internacional na Guiné-Bissau para mais um período de três meses, ou seja, até 28 de Fevereiro de 2015.
A recomendação de Ban Ki-moon consta de uma carta dirigida ao Presidente do Conselho da Segurança da ONU e que data de 11 de Novembro deste ano. Nessa mesma carta, Ban Ki-moon disse ser necessário um período de três meses para a conclusão de uma “revisão compreensiva” do mandato da UNIOGBIS na Guiné-Bissau. A ONU pretende avaliar, sobretudo, “se o seu mandato vai ao encontro com as prioridades identificadas pelo novo Governo” ou se “serão precisos mais ajustamentos” do gabinete da ONU no país.
Para o efeito, o Secretário-geral da ONU disse ter enviado uma missão “multidisciplinar de avaliação estratégica” à Guiné-Bissau, entre os dias 3 a 14 de Novembro. As conclusões e recomendações desta missão serão incluídas no relatório de Ban Ki-moon para o Conselho de Segurança, em Janeiro de 2015. E ainda esta quarta-feira terá também lugar nas Nações Unidas, entre outras reuniões “informais”, um encontro do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Bissau, com as participações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
A Guiné-Bissau encontra-se numa fase de preparação da sua mesa redonda com os parceiros e outros doadores internacionais a ter lugar em Fevereiro de 2015, na capital da União Europeia, Bruxelas.
FONTE: www.gbissau.com

GUINÉ BISSAU: Solidariedade é a nossa caracteristica


Quando os responsáveis portugueses por um projeto de saúde pediram aos habitantes da Guiné-Bissau para dar sangue, ninguém esperava que tantas pessoas se inscrevessem, referiu à Lusa um dos responsáveis pela campanha em curso até final do mês.

"Os guineenses surpreenderam-nos muito", disse Mário Machado, coordenador do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil (PIMI) - iniciativa do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), governo guineense, União Europeia e Cooperação Portuguesa. Lusa


FONTE: Ditadura do Consenso

terça-feira, 18 de novembro de 2014

GUINÉ-BISSAU: SG do PDD diz sentir inconformado com situação de incerteza que envolve o ano lectivo 2014-2015

O secretário-geral do Partido Democrático para o Desenvolvimento (PDD), Vladimir Vieira Fernandes, disse esta terça-feira sentir-se inconformado com a situação de incerteza que envolve o presente ano letivo.
Numa conferência de imprensa na sede nacional desse partido sem assento parlamentar, Vladimir Vieira Fernandes considerou que um dos setores primordiais para a sua formação política é a educação, por constituir a chave para qualquer desenvolvimento, para a formação de um homem novo e projectar um capital humano mais forte.
Criticou a persistência de quatro turnos diários no sistema educativo público, por considerar que não permite um ensino de qualidade para os jovens guineenses, defendeu a redução dos turnos e denunciou situações agravantes, nomeadamente das infra-estruturas escolares e cursos nocturnos a serem frequentados por crianças e adultos ao mesmo tempo, o que, – na sua opinião – atenta contra os valores sociais. Nesse sentido, pede a ministra da Educação Nacional uma explicação pública clara sobre a agenda do seu governo para o setor do ensino nacional.
www.gbissau.com

Guiné Bissau: Governo lança plataforma de gestão de dados sobre desenvolvimento humano

O Ministério da Economia e Finanças prevê para hoje o lançamento da Guiné-BissauInfo, uma plataforma de gestão de dados para o monitoramento do desenvolvimento humano no país. Segundo um comunicado da UNICEF à que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve acesso, a plataforma constitui uma versão customizada da DevIinfo, que permite organizar, armazenar e apresentar dados de maneira uniforme para facilitar a partilha de informação sobre o país, através de dados provenientes de instituições governamentais , agências das Nações Unidas e parceiros de desenvolvimento.

“ O sistema produz tabelas, gráficos e mapas, que podem ser usados para inclusão em relatórios, apresentações e em trabalhos de defesa de teses em áreas como a economia, demografia, o ambiente, a saúde, educação, proteção, agricultura e pescas”, explicou a nota. A plataforma DevInfo deriva de uma ferramenta desenvolvida pelo UNICEF, a ChildrenInfo.

O DevInfo foi aprovada este ano pelas Agências de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDG) para ajustar países no monitoramento e realização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM). Gerenciada pelo UNICEF em nome de 20 agências membros do UNDG, a DevInfo é acessível a partir da internet a qualquer cidadão, e suporta ambos os indicadores-padrão (os indicadores de Desenvolvimento do Milénio) e indicadores que podem ser selecionados pelo usuário, sendo compatível com padrões internacionais de estatísticas.

A Guiné-Bissau, conforme a UNICEF, à semelhança de outros países, assumiu, por ocasião da Cimeira do Milénio realizado pelas Nações Unidas em Setembro de 2000, o compromisso de adoptar medidas conducentes à realização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM) e a monitorização da implementação de tais medidas.

Em 2013 começou a ser desenvolvida a plataforma DevInfo na Guiné-Bissau com o apoio da UNICEF, que passará a estar, presumivelmente, disponível a partir de hoje com a designação Guiné-BissauINFO.
ANG/NG

FONTE: Novas da Guiné Bissau

GUINÉ BISSAU: 50 Anos das Forças ArmadaS


Na Guiné-Bissau, as Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) celebraram ontem 50 anos de existência debaixo de contestação da população pelas "atrocidades e instabilidade" de que são mentores, reconheceu o chefe da instituição, general Biaguê Nan Tan.

Na hora de fazer o balanço da existência dos cinquenta anos das Forças Armadas, o chefe da instituição, o general Biaguê Nan Tan, disse que apesar de um passado glorioso, hoje os militares guineenses são vistos como "criadores de instabilidade e gente que até mete medo à população". Segundo o chefe de Estado Maior as Forças Armadas da Guiné Bissau transformaram-se numa instituição que em vez de proteger o povo "espancam e amedrontam a população" e em vez de se submeterem ao poder político criam instabilidade ao governo.

O general Biaguê Nan Tan recordou ainda que no passado o militares eram um exemplo para os países africanos de língua portuguesa, tendo mesmo ajudado muitos a conquistar a independência e a manter a paz, mas hoje são os militares desses países que aconselham a Guiné-Bissau sobre como encontrar a estabilidade.

Para o chefe das Forças Armadas tudo isso tem de ser mudado e "defendo por isso a formação para os mais jovens que terão de substituir os veteranos no âmbito da reforma das Forças Armadas." Brevemente será aberta uma escola de estudos militares em São Vicente e a partir da qual serão feitas as promoções e graduações de soldados e oficiais.

O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas aproveitou as comemorações do quinquagésimo aniversário da criação da instituição militar para reafirmar o seu compromisso de subordinação total ao poder político democraticamente eleito. As Forças Armadas foram criadas pelo PAIGC a 16 de Novembro de 1964 na localidade de Cassaca, no sul da Guiné-Bissau. RFI


FONTE: Ditadura do Consenso

GUINÉ BISSAU: Governo anuncia ligação aérea direta com Paris, Londres e Brasília

O governo, através do Secretario de Estado dos Transportes e Telecomunicações, anunciou que tenciona num futuro próximo ter ligações aéreas diretas a partir de Bissau com Paris, Londres e Brasília, no âmbito da dinamização dos transportes aéreos da Guiné-Bissau com o resto do mundo.
Falando na cerimónia do voo inaugural da companhia euroAtlantic para a Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, responsável pela pasta dos Transportes, disse ser esta a intenção do executivo, que passa pela criação de uma companhia nacional para assegurar a ligação com o resto do mundo. (Bissaudigital)

Grupo de alunos invade e vandaliza Ministério da Educação Nacional
Um grupo de alunos da escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende invadiu e vandalizou hoje o Ministério da Educação Nacional, em Bissau.
O grupo usou pedras e outros objetos para exigir o funcionamento das aulas no seu estabelecimento do ensino. A ministra titular da pasta de Educação Nacional, Maria Odete da Costa Semedo, foi quem denunciou o sucedido aos órgãos de imprensa. (Bombolom-FM)

Ingoré: dezenas de jovens do PRS querem continuar a obra de Kumba Ialá
Sob o lema “Nô Finka Pé Pa Kontinua Obra de Kumba Ialá”, mais de duas dezenas de jovens do Partido da Renovação Social (PRS) reuniram-se no último fim-de-semana nas vilas de Ingoré e de Bula, no âmbito da sua conferência juvenil na região de Cacheu, norte.
A cerimónia foi presidida pelo deputado e coordenador do PRS para a região de Cacheu, Braima Camará, que assegurou que o seu partido está mais organizado do que nunca, sendo prova disso os 41 deputados conquistados nas últimas eleições legislativas. (Bombolom-FM)

FONTE: www.gbissau.com

GUINE BISSAU: Nomeado um novo Diretor-geral do Serviço de Informação de Segurança

Antero João Correia, Novo Diretor-geral do Serviço de Informação de Segurança 
O Presidente da República, José Mário Vaz, nomeou esta segunda-feira, por decreto presidencial número 46/2014, o novo diretor-geral do Serviço de Informação de Segurança, brigadeiro-general Antero João Correia.
No decreto, diz-se “considerar  a necessidade de se prosseguir a reestruturação de diferentes serviços do Estado, por forma a conferir-lhes uma melhor adequação e eficácia na prossecução das suas atribuições”, evocando os  “termos e para o efeito do Nº 1 do artigo 23 da lei Nº 7/2010, de 22 de junho, conjugado com o Artigo 70º, da constituição da República”.O Comodoro Bion Na Tchongo foi assim exonarado das suas funções.
FONTE: www.gbissau.com

GUINÉ BISSAU: Governo autoriza a revisão da lista do pessoal das FA para a reforma

O Governo da Guiné-Bissau acaba de autorizar a criação de uma Comissão para a revisão da lista do pessoal das Forças Armadas que irá ser contemplada para os efeitos da aposentação.
A decisão governamental surgiu na última reunião do Conselho de Ministros que teve lugar no passado dia 14 de Novembro.O diploma ora aprovado pelo governo de Domingos Simões Pereira autoriza a Ministra da Defesa Nacional, Cadi Seidi, para proceder à constituição da referida comissão.
De acordo com uma fonte militar contactada pela GBissau, em 2006 existiam cerca de 2.400 militares interessados na aposentação, maioria deles por terem atingido a “idade legal” do serviço. E o processo da sua reforma seria “por etapas”, conforme indica a mesma fonte, entretanto não autorizada a falar em nome da instituição militar guineense.A questão mais profunda, no entanto, tem a ver com as sucessivas tentativas da reforma das Forças Armadas e da segurança do país, um processo que começou em 2006, com o apoio da União Europeia.
Pese embora as discussões à volta de um possível roteiro com um conjunto de acções a desenvolver na Guiné-Bissau no âmbito do programa de reforma nas Forças Armadas, elas não têm surtido efeitos visíveis, sobretudo no tocante à reorganização.
Foi também a necessidade de “reformar” o sector das forças armadas e da segurança que levou a Angola a enviar uma missão das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional (PN) à Guiné-Bissau, no quadro da “MISSANG”. Essa presença militar angolana acabou por ser uma das alegadas razões do golpe militar de 12 de Abril.
Ultimamente tem havido um renovado interesse por parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a União Africana e as Nações Unidas para o mesmo efeito. Mas, de acordo com uma fonte militar abordada pela GBissau, “é a CEDEAO que tem dado maiores contribuições em termos de renovação das infra-estruturas militares na Guiné-Bissau”.
Ainda na mesma reunião do Conselho de Ministros, o Governo decretou a criação do “Núcleo de Inovação, Tecnologia e Governação Electrónica”, assim como um “Programa de Emergência” para o sector de electricidade.
No capítulo das nomeações, O CS confirmou as nomeações de nove pessoas para várias pastas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades. O Embaixador Fali Embalo é o novo Secretário-geral do MNE.
Três outras pessoas foram nomeadas para ocupar algumas posições na Secretaria de Estado do Ambiente. Guilherme Costa é o novo Inspector-geral daquela instituição governamental.
FONTE: www.gbissau.com

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU: Remuneração dos deputados suscita controvérsia

Na abertura de mais uma sessão parlamentar, na Guiné – Bissau, o Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, desmentiu hoje ter exigido ao Governo o aumento dos salários dos deputados. Trata-se, segundo ele, de “informações caluniosas e falsas".

O Presidente do Parlamento da Guiné Bissau, Cipriano Cassamá, afirmou hoje que nunca abordou com nenhum membro do Governo a questão de qualquer aumento salarial, mas referiu que o ministro das Finanças, Geraldo Martins, tinha assumido o compromisso de um acréscimo nos subsídios dos parlamentares.

O que está em causa é um alegado acordo com o Ministro das Finanças, Geraldo Martins, no momento da apresentação do Orçamento Geral de Estado, para um acréscimo dos subsídios dos deputados, e não um aumento dos seus salários.
A hipotética mexida nas remunerações dos deputados já tinha causado tensões entre membros do Governo, e entre partidos políticos, nomeadamente entre alas do partido ao poder, o PAIGC, e voltou hoje a reacender-se.

FONTE: Novas da Guiné Bissau

GUINÉ BISSAU: Miguel Trovoada em Nova Iorque para reuniões na ONU sobre Guiné-Bissau

 O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, parte hoje para Nova Iorque para participar nas reuniões de alto nível sobre a Guiné-Bissau. No dia 18 de Novembro, Miguel Trovoada participará em reuniões separadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Bissau (GIC-GB), para debater a situação do país.
O GIC-GB foi criado em 2006, à margem da 61ª sessão da Assembleia Geral, por iniciativa conjunta da Comunidade dos Países de Língua Português (CPLP), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Portugal. O GIC-GB serve como plataforma para coordenar e harmonizar as intervenções dos parceiros da Guiné-Bissau, com o duplo objectivo de alcançar a estabilidade política e a recuperação económica. Até à data, realizou nove reuniões: a última ocorreu em 07 de Junho de 2012, em Abidjan (Costa do Marfim).
Os membros do GIC-GB são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Gâmbia, Gana, Guiné, Níger, Nigéria, Portugal, Senegal, bem como a Organização das Nações Unidas (ONU), União Africana (UA), União Europeia (UE), CPLP, CEDEAO, União Económica e Monetária Oeste Africano (UEMOA), Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI). O GIC-GB é actualmente co-presidida pela CPLP e CEDEAO, representadas respectivamente por Timor Leste e Gana.
FONTE: www.gbissau.com  (UNIOGBIS, 12 de Novembro de 2014)

GUINÉ BISSAU; Parlamento aprova projecto-lei para a revisão da Constituição da República

Os deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP) aprovaram esta terça-feira, 11 de Novembro, o projecto-lei para a revisão da Constituição da República da Guiné-Bissau.
Tal como já tinha sido manifestada a intenção pelo próprio Presidente do hemiciclo guineense na abertura desta sessão, os deputados da ANP votaram com 77 votos a favor da revisão da Constituição, abrindo assim caminho para a revisão da lei magna da Guiné-Bissau.
A comissão da Revisão Constitucional foi reactivada e agora vai ser composta pelo próprio Presidente da ANP, Cipriano Cassamá, pelo seu vice-Presidente, Inácio Correia, integrando ainda quatro deputados da bancada do partido vencedor das eleições Legislativas, Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e três deputados do Partido da Renovação Social (PRS).
As outras formações políticas com representação parlamentar vão integrar a referida comissão com um deputado cada, nomeadamente o Partido da Convergência Democrática (PCD) e a União para a Mudança (UM).
Fazem ainda parte desta comissão os docentes da Faculdade de Direito de Bissau, elementos da sociedade civil, do sector privado e as entidades religiosas nacionais.
FONTE:  www.gbissau.com  (PNN, 12 de Novembro de 2014)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

GUINÉ BISSAU: Governo aprova lei sobre cidadãos estrangeiros na Guiné-Bissau

O Secretário de Estado da Ordem Pública informou que o Governo da Guiné-Bissau tem em agenda a aprovação, ainda nesta legislatura, da lei sobre a entrada e permanência de cidadãos estrangeiros que procuram o país como destino.

Doménico Sanca falou à PNN esta quarta-feira, 5 de Novembro, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos directores de serviços e inspectores de diferentes departamentos do Ministério de Administração Interna.

«Actualmente estamos a braços com imensos problemas de pessoas que tentam alcançar o nosso país através dos países vizinhos, portanto existem reformas que estão previstas na migração, a lei de estrangeiros tem que ser aprovada durante esta legislatura, tal como consta no programa do Governo», referiu.

O governante destacou ainda que a aprovação desta lei vai ser executada, justificando que o Governo está interessado em saber o que os estrangeiros que vivem na Guiné-Bissau fazem, se pagam impostos ou se contribuem para o bem-estar em geral.

Estas declarações surgem numa altura em que a Guiné-Bissau encerrou as fronteiras com a Guiné Conacri, país com maior fluxo migratório de cidadãos estrangeiros na Guiné-Bissau.

Iancuba Dansó

(c) PNN Portuguese News Network

GUINÉ BISSAU:Oficiais promovidos enfrentam dificuldades de enquadramento

Uma parte do grupo dos militares promovidos na Guiné-Bissau durante a fase de transição
Os militares e paramilitares promovidos a oficiais superiores durante a vigência do governo de transição criado pelo golpe de Estado de 12 de abril de 2012 enfrentam agora muitas dificuldades de enquadramento nas suas respetivas unidades, avançou à PNN uma fonte ligada ao processo de sua recolocação.
De acordo com a mesma fonte, está-se a analisar a situação, “uma vez que, em termos práticos, eles já são oficiais superiores e não podem ser retrogradados à função de soldado, ou oficial menos graduado nas suas unidades.
”A única saída, por enquanto, é permanecerem em casa até que seja encontrada uma solução em função das suas patentes e consequente desempenho de funções nos quartéis”, observou a fonte.
O maior número desses oficiais superiores pertence ao autodenominado e agora extinto Batalhão de Guarda do ex-Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, António Indjai. São militares oriundos de quase todas as unidades, com destaque para o Regimento de Pára-Comandos, Marinha Nacional e do próprio EMGFA da Guiné-Bissau.
FONTE:www.gbissau.com

GUINÉ BISSAU: Presidente da ANP pede demissão do ministro das Finanças

Cipriano Cassamá, presidente da ANP da Guiné-Bissau 
O presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, pediu hoje a demissão do ministro das Finanças, Geraldo Martins, por alegado desentendimento sobre questões orçamentais relacionadas com este órgão de soberania.
Cipriano Cassamá não pôde conter a sua insatisfação em relação a Geraldo Martins e prometeu levar a assunto ao primeiro-ministro para mais explicações.
Geraldo Martins, Ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau
Geraldo Martins, Ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau
“Recebemos uma carta da Comissão Especializada, interpelamos o ministro das Finanças, o secretário de Estado do Tesouro e a secretária de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais. Mas, qual foi o deputado que pressionou o ministro das Finanças? Nós ainda fomos indulgentes. Perguntamos ao senhor ministro, o nosso orçamento tem ou não cabimento no OGE? Ele deu autorização e disse que sim… Resta-nos só uma possibilidade – ou interpelar o senhor primeiro-ministro para vir aqui dar explicações – ou o ministro das Finanças vem e pedimos a sua demissão”, sublinhou o Presidente do palácio Colinas de Boé.
Em reação ao mal-estar gerado, os líderes das bancadas parlamentares do PAIGC e do PRS pediram ponderação na análise e resolução do assunto.
FONTE: www.gbissau.com

domingo, 9 de novembro de 2014

A Companhia aéria EuroAtlantic: Voo é ja na sexta-feira




VOO LISBOA/BISSAU/LISBOA

a partir de 15 deste mês...

FIONTE: Ditadura do Consenso

Estudante de Engenharia de Guiné Bissau, é o melhor aluno do Brasil pela 7ª vez.


Naloan Coutinho Sampa, 24 anos, do campus da Udesc em Joinville, recebeu pela sétima vez, o Certificado de Mérito Acadêmico, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
O aluno apresentou as melhores notas do País entre os integrantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) do governo federal do Brasil.
Além do excelente rendimento em sala de aula, o aluno da décima fase do curso de engenharia civil já atuou como voluntário no projeto de extensão de coleta seletiva e desde o segundo semestre de 2010 participa como bolsista de pesquisa do CNPq, na área de materiais.

Publicada por Novas da Guiné Bissau 

Guiné-Bissau: UE apoia o Governo com 20 milhões de euros

Bissau - A União Europeia (UE) outorgou 20 milhões de euros ao Governo da Guiné-Bissau para apoio orçamental.

O protocolo foi assinado esta quarta-feira, 29 de Outubro, pelo Ministro da Economia e Finanças e pelo Chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, respectivamente Geraldo Martins e Joaquim Gonzalez Ducay.

Dos 20 milhões de euros a serem desbloqueados, dez milhões serão libertados ainda neste ano fiscal, e os restantes dez milhões ficarão à disposição do Governo no próximo ano financeiro.
Os fundos serão usados para apoiar os serviços básicos à população, sobretudo na área da saúde, educação, agricultura e da administração pública.

Falando no acto, Geraldo Martins afirmou que este apoio orçamental de 20 milhões de euros virá colmatar o défice orçamental para 2014, tendo assegurado que o Governo tudo fará para que a gestão das finanças públicas e a disciplina orçamental, que são importante factores de confiança e transparência neste processo, possam ser respeitados e implementados.

«Queremos dizer que algumas medidas estão já a ser tomadas nesse sentido. Uma delas é a criação de comité operativo de tesouraria, que vai preparar e validar planos de tesouraria em relação aos pagamentos a serem efectuados regularmente, e estamos também a criar um comité de alto nível de tesouraria que vai supervisionar o funcionamento do comité operativo de tesouraria» disse, salientando que estas medidas vão ajudar a mostrar maior clareza e maior transparência na gestão das finanças públicas.

Geraldo Martins anunciou ainda que o seu Ministério está já lançado na preparação do Orçamento Geral do Estado para 2015, que estará pronto até 25 de Novembro para ser submetido à ANP, que prevê o seu agendamento e a sua discussão a partir de 12 de Dezembro, tendo afirmado que espera que esta assinatura represente o primeiro passo de uma contínua cooperação com a União Europeia, que possa reforçar-se a bem da Guiné-Bissau e do povo guineense.

Para o chefe da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, o acordo visa incrementar a capacidade financeira do Governo para assegurar as funções vitais do Estado e a prestação de serviços básicos a populações nas áreas da saúde, educação, agricultura e administração pública, tendo garantido que o desembolso da primeira parcela de dez milhões de euros está prevista para o final de Novembro, seguido de uma segunda parcela que será paga no primeiro semestre de 2015.

Tiago Seide
(c) PNN Portuguese News Network
Bissaudigital

FMI aprova empréstimo de Cinco milhões de dólares à Guiné-Bissau

O Fundo Monetário Internacional(FMI) aprovou um empréstimo no valor de 5,4 milhões de dólares americanos a favor da Guiné-Bissau, revela o jornal Expresso Bissau na sua edição de sábado mas posta a venda na quinta-feira.
O referido empréstimo deve ser utilizado no pagamento de parte da quota da Guiné-Bissau junto ao FMI.
A decisão de conceder esse apoio as autoridades guineenses foi tomada pelo Conselho de Administração do fundo reunido recentemente em Washington.
Segundo o jornal,  o  FMI referiu  em nova à imprensa que  as novas autoridades da Guiné-Bissau herdaram uma situação difícil em termos de tesouraria , apos dois anos de perturbações económicas, caracterizadas pela queda das receitas do Estado, salários atrasados dos funcionários públicos, queda do Produto Interno Bruto(PBI) em dois por cento e um aumento drástico dos níveis de pobreza no pais.
“Apesar das dificuldades, o FMI congratula-se com as medidas tomadas pelas novas autoridades guineenses que em pouco tempo de exercício pagaram vários meses de salários em atraso, tendo conseguido a aprovação do Orçamento Geral do Estado referente ao ano em curso pelo Parlamento”, refere o Expresso Bissau.
O organismo financeiro mundial apela as autoridades de Bissau para “apagarem do mapa” todas as dívidas relativas aos salários dos funcionários públicos.
A intensão da restauração da comissão de tesouraria no Ministério das Finanças, recentemente anunciada pelo ministro da área, Geraldo Martins, é uma medida aplaudida pelo FMI que incentiva o governo guineense a tudo fazer para aumentar a sua capacidade de mobilização de recursos financeiros.
ANG/EB
www.gbissau.com

Árbitro pára jogada de golo para o arriar da bandeira na Guiné-Bissau

Aconteceu num quartel...:

Um árbitro de futebol mandou parar uma jogada de golo iminente num campeonato entre bairros na capital guineense, alegando que tinha soado o apito do arriar da bandeira num quartel militar onde se encontra o estádio.

O insólito aconteceu quando o avançado da equipa do bairro de Cuntum estava isolado depois de ultrapassar o guarda-redes do bairro de Sintra Nema, preparando-se para fazer o golo, altura em que o árbitro apitou para a paragem do jogo. Todos no estádio das Transmissões, no quartel do exército em Bissau, ficaram incrédulos com a decisão do árbitro, até os seus assistentes, que não compreenderam a decisão do chefe da equipa.

De facto, naquele momento, tinha acabado de soar o apito a avisar que a bandeira da república ia ser arriada, pelo que a lei guineense obriga que todos os que se encontrarem nas imediações do quartel devem ficar em sentido. Abordado pelos jornalistas no final da partida, disse que apenas fez respeitar a lei e os regulamentos do campeonato, que mandam parar o jogo quando for o arriar ou hastear da bandeira. Um comentador desportivo afirmou que o insólito aconteceu porque o desafio se realizava num campo militar.
 LUSA

NOTA: É que, com a tropa, nunca se sabe como as coisas podem acabar...AAS
Publicada por António Aly Silva

 Até ao próximo mês de dezembro, Bissau contará com mais 10 megawatts para distribuição de energia eléctrica na capital. De momento, a EAGB pode contar com apenas 7 megawatts. Para o efeito, o ministro guineense da Energia, Florentino Mendes Pereira, viaja amanhã para Dakar para tratar deste assunto com a sua homóloga senegalesa. AAS 

Jornalista Antonio Aly Silva